Terça, Maio 30, 2017

Serviço de Identificação de Necessidades Sociais

sins1.pngA pobreza, a exclusão social e o isolamento dos idosos são graves problemas que muitas vezes surgem interligados e que carecem de intervenção. Estas preocupações de carácter social são uma das prioridades da Junta de Freguesia de Serro Ventoso. Foi neste contexto, que a Junta de Freguesia de Serro Ventoso, iniciou actualmente, um novo serviço de apoio à população e que se encontra à disposição de todos com o intuito de ajudar aqueles que mais necessitem.

O que é?

O Serviço de Identificação de Necessidades Sociais (SINS) é um gabinete público local, situado na Junta de Freguesia de Serro Ventoso, com o objectivo de atender e apoiar casos com necessidades especiais, identificar, e direccionar o seu encaminhamento para os devidos meios e serviços. Tem como finalidade primordial melhorar as condições de vida da população do freguesia, em especial da mais desfavorecida, numa óptica de prevenção/redução dos fenómenos da pobreza e exclusão social, procurando intervir prioritariamente junto dos grupos populacionais mais vulneráveis. É efectuado atendimento, encaminhamento, aconselhamento e respectivo acompanhamento das situações sinalizadas que serão apoiadas no âmbito da competência da Freguesia e/ou encaminhadas e orientadas para as Entidades/Instituições competentes na área.

A quem se dirige?

À população em geral, com especial atenção a Crianças e Jovens, Idosos, Portadores de Deficiência, Grupos em situação de Risco ou Exclusão Social e Pessoas em situação de desemprego ou jovens à procura do 1º emprego.

Actividades Principais:

• Identificação de casos com necessidades especiais existentes na freguesia de Serro Ventoso;
  • Oferta formativa e divulgação de ofertas de emprego em articulação com o IEFP;
  • Encaminhamento e articulação com Instituições e Serviços;
  • Direccionar na área da solidariedade e encaminhamento;
  • Recolha de Brinquedos e Roupas;
  • Atendimento Social;
  • Visitas domiciliárias;
  • Palestras informativas;
  • Actividades de animação sócio-cultural;

Horário de Funcionamento:

Todas as Quartas-feiras das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30 nas instalações da Junta de Freguesia de Serro Ventoso.

Técnica Responsável: Marta Filipa Cordeiro da Silva

Contactos:

Junta de Freguesia de Serro Ventoso Serviço de Identificação de Necessidades Sociais

Av. Nova 90, 2480-217 Serro Ventoso