Sexta, Abril 28, 2017
   
Texto

Património Histórico

Painel de Azulejos

5
O painel de azulejos encontra-se à entrada de Serro Ventoso, no muro junto à Casa Paroquial. Foi mandado construir pela Junta de Freguesia de Serro Ventoso em Julho de 2006.

Retrata tradições da freguesia nos anos cinquenta e sessenta, do século XX, apresentando:

Os comboios nas minas de carvão, na localidade Bezerra;
Nas eiras, os homens a malhar o milho;
Os Lagares a prensar a azeitona, produzindo o tradicional azeite;
A captação de águas pluviais, denominada por barragem pelos habitantes;
A apanha de azeitona, na freguesia;
Os moinhos de vento em actividade, na moagem de cereais;
O venda de produtos à saída da missa Dominical, em Serro Ventoso.

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine
 

O Carvão e o Bairro Mineiro

minaO carvão foi, desde tempos remotos, explorado na região de Porto de Mós existia uma mina com bastante importância no lugar da Bezerra, freguesia de Serro Ventoso, na Serra dos Candeeiros.Na região da Batalha,também existia uma mina dum modo especial na área de influência da aldeia de Alcanadas, como relata José Batista de Matos no livro "História, Cultura e Tradições das Alcanadas".

As minas de carvão da Bezerra entraram pela primeira vez em funcionamento em 1740. No entanto. Até 1876 tiveram uma exploração muito inconstante.Entre 1885 e 1888 deu-se o período de maior expansão da actividade mineira da Bezerra.

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine

Continuar... O Carvão e o Bairro Mineiro

   

Caminho de Ferro Mineiro do Lena

carruagemO Caminho-de-Ferro já circulou na nossa freguesia, vinha da Martingança, passava por Batalha e Porto de Mós, seguindo depois até ao lugar da Bezerra, na freguesia de Serro Ventoso, de onde transportaria o carvão explorado nas minas que ali existiram, juntamente com as das Barrojeiras (Alcanadas). Era o Caminho-de-ferro Mineiro do Lena.Pelos escritos que se consultaram, verificamos que a ideia era prolongar esta linha até ao Entroncamento, ligando assim a Linha do Oeste à do Norte.


Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine

Continuar... Caminho de Ferro Mineiro do Lena

   

Fontanário

tn_DSCN0806Fontanário, mandado construir pela Junta de Freguesia de Serro Ventoso, a 25 de Março de 1967, sito na Rua do Viso e Travessa Casal do Alho, tendo sido recuperado, em Setembro de 2006.

Fornece água potável que vem da captação de águas pluviais "barragem", para toda a população. Existem no lugar de Serro Ventoso quatro fontanários, sendo este o que apresenta uma arquitectura mais elaborada.

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine