Segunda, Agosto 21, 2017
   
Texto

A.G.R 1113 CNE

Agrupamento 1113 CNE Serro Ventoso

CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO

florlisEm formação/ filiado (datas da filiação/ aniversário):

O Agrupamento 1113 de Serro Ventoso, iniciou Outubro de 1993 com o Pároco da altura (Padre Davide Gonçalves), com um grupo de 13 adolescentes, entre os 12 e os 14 anos. Este agrupamento em Formação realizava as suas reuniões no salão paroquial, e as primeiras patrulhas foram a Patrulha Cuco e a patrulha Panda.
Realizaram algumas actividades tais como um acantonamento na Sé de Leiria, e um acampamento em Dornes.
Filiou-se com o nº 1113, em 1997, como a chefe de Agrupamento Liliana Lourenço, chefe adjunta Eliane Venda e secretaria de Agrupamento Dulce Custódio.
Desde então o agrupamento celebra o aniversário em Outubro com a abertura do ano escutista.

Principais dificuldades:

A principal dificuldade é a falta de dirigentes no agrupamento, e um número reduzido de crianças, dada a baixa taxa de natalidade dos últimos anos.
Outra condicionante ao crescimento do agrupamento deve-se ao facto a estarmos inseridos numa comunidade pouco dinâmica. Contudo, existe actualmente uma melhoria nesta vertente, como é visivel na actividade do Carnaval que conta com a participação de toda população da freguesia e arredores (concelhos de Leiria, Santarém, Porto de Mós, Batalha, Alcobaça, Alcanena), por isso atinge dimensões que vão para além da nossa região.

Dado o reduzido número de efectivos, o agrupamento de Serro Ventoso juntou sinergias com o agrupamento Porto de Mós, no ano escutista 2006/2007 para ambos se fortalecerem.

Espaço físico (com sede/ espaço cedido)

No início do agrupamento, estivemos no Salão Paroquial, passados 5 anos mudamos a sede para um local junto à igreja, cedido por um pai do agrupamento (José Manuel Venda Custódio).

Em 2002 passamos para uma Escola Primária desactivada, na localidade do Mato velho, cedida pela Junta de Freguesia.
Neste momento temos um protocolo com a Junta de Freguesia de Serro Ventoso, em que podemos usufruir do espaço na escola para o Agrupamento 1113, pelo menos enquanto ele existir.
Para além da escola, também temos um terreno que a circunda que tem cerca de 200 m2, muito interessante para actividades escutistas.

 

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine