Sábado, Abril 29, 2017
   
Texto

Serro Ventoso e a sua História

Serro Ventoso, situado na margem direita do rio Lena, pertence a Porto de Mós desde 13 de Janeiro de 1898, data da restauração do concelho. Foi conhecido também, em tempos como Serra Ventosa.

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine

Continuar... Serro Ventoso e a sua História

 

Lendas

Numa lapa situada no lugar do Poio estão escondidos um cálice e uma panela com oiro...
 

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine

Continuar... Lendas

   

Contrato das amêndoas

Pela Quaresma faziam-se contratos de amêndoas entre rapazes e raparigas. Em alguns lugares eram só ou entre rapazes ou entre raparigas. 
 
Pela Quaresma faziam-se contratos de amêndoas entre rapazes e raparigas. Em alguns lugares eram só ou entre rapazes ou entre raparigas. Consistia o contrato num certo número de amêndoas, que podia até não ser especificado, que um dos contratantes teria de pagar ao outro. Dois a dois e com os dedos mínimos enganchados, ritmavam com sacudidelas o seguinte recitativo:

“Contrato, contrato,

 Contrato fazemos!

 Quando te mandar rezar,

 Rezemos!”

Ganhava o elemento que, ao avistar o outro no Domingo de Páscoa, primeiro dissesse: “Reza!”

Por vezes este costume levava a escondidas bizarras daqueles mais sovinas, os quais se mantinham escondidos nos palheiros ou nos choisos da serra, durante todo o dia de Páscoa!

Actualmente este costume ainda permanece, embora já esteja a cair em desuso. Apesar de não existirem praticamente palheiros para os contratantes se esconderem ainda há, quem se esconda nas esquinas, no Domingo de Páscoa, para apanhar de surpresa o amigo(a) com quem fez o contrato.

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine
   

Almas Santas

Durante a Quaresma, grupos de rapazes percorriam a freguesia durante a noite, e parando junto de cada uma das casas, cantavam as "Almas Santas". No fim da Quaresma percorriam de novo as casas a fim de recolherem as dádivas dos habitantes. Com o produto do Peditório eram depois mandadas rezar missas por intenção das Benditas Almas do Purgatório. Na porta cuja porta estava a ser cantada esta oração, a família se calava para ouvir em profundo respeito.

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine

Continuar... Almas Santas