Sexta, Novembro 24, 2017
   
Texto

GEAC-Grande Elenco Ass.Cultural

GEAC- Grande Elenco Associação Cultural

logo_geacMorada:

Av. Nova nº 90

Serro Ventoso

2480-217 Serro Ventoso

Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Esta associação foi criada no dia 22 de Janeiro de 2008, por Clara Sofia Cordeiro Venda, Hugo Micael Marques Calado e Carlos Manuel Neto Venda, com o objectivo de promover actividades e eventos de recreio e culturais, na freguesia de Serro Ventoso.

Órgãos Constituintes da GEAC:

Direcção

Cargos Nomes
Presidente Hugo Micael Marques Calado
Secretário Sílvia Morgado da Trindade
Tesoureiro Eliane Neto Venda
Vogal Sandrina Barreiro da Silva
Vogal Mariana Silva Santos
Suplente

Carlos Manuel Amado Cordeiro

A actividade principal desenvolvida actualmente por esta associação é o Desfile de Carnaval, realizado, na terça-feira de Carnaval, pelas 15h, na Rua Principal de Serro Ventoso.

Contextualização

O Carnaval em Serro Ventoso , iniciou-se em 1993 pelo Grupo de Jovens Mão na Mão e o Agrupamento 1113 CNE. Não havendo outra activada de no concelho no dia de Carnaval estes dois grupos juntavam-se e elaboravam carros alegóricos.

Nos primeiros três anos, o desfile dos Carros Alegóricos ocorria nas ruas de Serro Ventoso, e alguns lugares da freguesia. Por vezes chegaram a desfilar pela Vila de Porto de Mós.

Contudo, atendendo a crescente grande adesão dos populares que aguardavam nas ruas ano após ano o desfile foi decidido organizar um corso de carros alegóricos, com concurso.

Assim em 1996 abriu-se o 1º concurso de desfile de carros alegóricos, onde eram entregues, prémios aos três primeiros classificados, pelo júri convidado (representantes de instituições mais relevantes do Concelho).

Em 1998, com vista a incrementar a qualidade dos carros participantes, a Junta de Freguesia juntamente com o agrupamento 1113 Serro Ventoso, decidiram alem do 1º lugar (para o melhor carro) atribuir a todos os concorrentes um prémio de participação.

Em 2000 já participavam concorrentes de quatro concelhos - Porto de Mós, Batalha, Alcanena e Marinha Grande. Esta actividade foi crescendo, desenvolvendo-se com a preciosa ajuda e apoio da amara Municipal de Porto de Mos e Junta de Freguesia "dando nome à terra" de Serro Ventoso e ao concelho de Porto de Mós.

Em 2006, o Carnaval começou a ser organizado conjuntamente pelo Agrupamento 1113 CNE e O Grupo Desportivo e Recreativo de Serro Ventoso.

Em 2008, foi criado a GEAC - GRANDE ELENCO ASSOCIAÇÃO CULTURAL. Associação esta que tem a seu cargo a organização o Carnaval em Serro Ventoso.

Em 2009, esta associação deu um passo importante na história do Carnaval de Serro ventoso contanto com a presença do apresentador José Figueiras para abrilhantar o desfile. O carnaval de Serro ventoso passou a outro nível, ganhando mais dimensão entre a população do concelho e arredores.

Em 2010, A GEAC continuou a apostar em grande, neste desfile, conta com a presença do actor Luís Aleluia (menino Tonecas), para apresentar o Carnaval, juntamente com a nossa anfitriã Clara Venda.

Em 2011, o Carnaval contou com a presença da conhecida actriz Maria Vieira, que veio animar e apresentar.

Em 2012, esta Associação apostou para animar o Carnaval, na equipa da Republica das Bananas da 94Fm, de Leiria.

O ano de 2013 foi marcado novamente pela presença e boa disposição do apresentador José Figueiras.

2014 contou com a presença da actriz Carla Andrino.

Em 2015, foi a actriz Cristina Areia que veio apresentar e animar o Carnaval à freguesia.

Recebemos em 2016, a sorridente actriz Patrícia Tavares.

Em 2017, a Associação decidiu apostar em prémios de participação de maior valor, em vez de apostar numa figura pública.

Partilhe:

Deli.cio.us    Digg    reddit    Facebook    StumbleUpon    Newsvine