Tarifa Social de eletricidade e gás natural

Os consumidores elegiveís e com direito à tarifa social de eletricidade e gás, deverão confirmar nas faturas destes serviços, se o apoio está a ser considerados para efeitos de faturação. Atualmente existe a obrigatoriedade das companhias de eletricidade e gás anexarem de forma automática, um desconto de 33,8% sobre a energia elétrica e de 31,2% no gás natural. Ambos compõem a tarifa social.

É possível que em alguns casos, o desconto não se verifique ainda. Quem se encontre nesta situação, deverá entrar em contacto com a empresa contratada, e solicitar a ativação do desconto social. Em alguns casos poderá ser possível solicitar os retroativos, e ainda acumular este apoio com o desconto comercial decorrente das campanhas em vigor das empresas que prestam o serviço.

A medida veio favorecer as famíllias com menos recursos financeiros, apoiando significamente a redução da conta de luz e gás, aumentando o seu poder de compra.
Os requisitos para obter ou solicitar a o desconto social, estão relacionados com o rendimento anual familiar e ainda pelos apoios sociais recebidos pela segurança social. Deverá ser o titular do contrato a solicitar deste pedido.

Está em fase de teste, um projeto com 10 municipios, para que o gás de botija passe também a beneficiar da tarifa social.

Novos contadores de Luz no Mercado livre de energia

Além de mais ofertas para os consumidores, o desenvolvimento do mercado da energia em Portugal, touxe novas instalações elétricas mais modernas. Decorre um plano de substituição dos antigos contadores, por outros mais mais atuais: novos contadores inteligentes de eletricidade. Este plano irá ser aplicado em todo o país, e caberá à distribuidora elétrica portuguesa, eletricidade realizar a alteração dos contadores.

Os novos contadores inteligentes trazem mais vantagens que os anteriores, nomeadamente maior facilidade na alteração de companhia eléctrica; Termina a obrigatoriedade de os consumidores comunicarem as suas leituras mensais, já que são enviadas remotamente. No entanto, caso pretendam, podem continuar a comunicar caso assim o desejem; Isto irá evitar as estimativas, permitindo assim a poupar na conta da eletricidade no fim do mês; Estes equipamentos dão a oportunidade de detetar mais rapidamente anómalias evitando situações menos agradáveis para os clientes.

Todos os consumidores de eletricidade, de qualquer empresa de luz, terão os contadores alterados. Apenas terão de aguardar pela recepção de uma carta, com indicação do dia e da hora.

Se pretende antecepiar esta alteração, terá de contactar com a distribuidora elétrica através do número 808 100 100 ou caso tenha cobertura de internet, aceder ao site da EDP distribuição. O pedido de novo contadores não tem custo para os clientes.